Quem somos




 O CineCom é coordenado pela professora Laene Mucci Daniel e é produzido pelos alunos e professores do curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da UFV, com o apoio cultural do SICOOB UFVCredi, cooperativa de crédito da UFV.

Agradecimentos

Precisamos agradecer - e muito - ao Departamento de Comunicação Social da UFV, ao Siccob UFVCredi, à Procuradoria Jurídica da UFV, aos diretores e produtores brasileiros que têm liberado a exibição dos seus filmes e a tantas palavras de incentivo que têm ajudado nosso grupo a perseverar na realização do Cinecom - um irrestível projeto.

Agradecimentos especiais: prof. Carlos Antônio Moreira Leite,  Ângelo Antônio Ferreira, Edson de Araújo, José Antônio Brilhante de São José, Antônio Jésus de Campos Mata, Gilson Faria Potsch Magalhães, Valter Ladeira de Freitas, Tatiana Malvina Dornelas Barbosa, André Simonini Rocha Gomes, Eliane Caffé, Laís Bodansky, Selma Melo, Érika Nosawa, prof. Joaquim Lannes, Dr. Guto Malta, prof. Carlos D'Andréa, Jones Neves, Priscila Oliveira, João Vicente, Hideíde Torres  

 A equipe


Somos todos iguais e ao mesmo tempo diferentes, uns preferem uma comédia romântica já outros são fãs de filmes de terror. Nosso grupo é unido, forte em suas ideias, e juntos levamos o cinema até você!
Conheça cada um:



Uma das coisas de que Laene Mucci Daniel mais sente falta em Viçosa é de Cinema. Não faz gênero e prefere mil filmes. Como Amélie, ela acredita na simplicidade de viver a vida amorosamente feliz, com açúcar, afeto e pimenta. Idealizou e coordena o Cinecom.



Giovana Santana Carlos é professora de Jornalismo na UFV. Supervisiona os alunos na manutenção deste blog e da página no Facebook, além de contribuir em outros processos. É alguém que adora uma história, seja qual for seu suporte - livro, HQ, TV e, principalmente, cinema. Seu avatar é da personagem Lisbeth Salander, pois dos últimos filmes que assistiu no cinema, Os homens que não amavam as mulheres, primeiro da trilogia Millenium, chamou muito sua atenção, tanto pela estética quanto pela história.



Giuliano Pereira Sales
é caipira de São José dos Campos, responsável pela produção gráfica (diagramação) do projeto Cinecom. Na infância recebeu influências de Mazzaropi à Star Trek, mas só compreendeu a "força" do cinema em Star Wars. Quase do tamanho do mestre Yoda, prefere ser comparado ao Luke Skywalker.


Sou Lucas Katomais conhecido simplesmente como Kato. Japonês vira-lata que preenche suas horas vagas com filmes, seu passatempo favorito. Como um bom admirador do Cinema, estou sempre disposto a assistir qualquer tipo de coisa, acho que tudo é válido e você sempre conseguirá extrair algo. Por outro lado, possuo os meus gêneros favoritos que vão do cinema trash underground até as obras mais pseudocults do cinema francês. A minha imagem é de um dos meus personagens favoritos: Jason Voorhees da franquia Friday the 13th, famoso Slasher da década de 80 e que combina perfeitamente com o dia da minha coluna "It is Friday" aqui no Blog. Além disso, também contribuo um pouco com a parte gráfica por aqui, criando os banners e posters.

 
Michael Maia é desses que comenta de um filme mesmo sem ter visto, de indicá-lo para o seu fim de semana afirmando que “já li sobre ele em algum lugar e a crítica era boa” E este é um fato curioso do estranho ser, ele adora ler críticas de filmes e fica com pena dos diretores. Faz jornalismo, mas ainda quer ser roteirista, e ter super poderes, diga-se de passagem. A foto pra quem não sabe, é um ator que se você pesquisar o segundo nome do participante do CineCom descobrirá o por quê de suas semelhanças. Porém as vezes pensa em ter um dia de fúria como o de William Foster.


Patrícia Novato Meireles é estudante de Jornalismo da UFV e colaboradora na área de Assessoria de Imprensa e Novas Mídias do Projeto CineCom. Fascinada pela sétima arte, encontra no Cinema, a imagem do mundo. É conduzida facilmente pela Cinematografia e busca nos filmes, imagens e sons em movimento que possam lhe contar uma boa história.  Na foto, Liv Ullmann (dir.), grande atriz do Cinema Europeu, também conhecida como o “Stradivarius de Bergman”, em cena do filme Persona.


Bellozi ou Mariana. Nunca sei ao certo do que vão me chamar, mas você pode escolher um dos dois. Sou estudante de Jornalismo da UFV há quase dois anos e mesmo assim ainda tô meio perdida por aqui. Gosto tanto de cinema quanto gosto de escrever, por isso entrei no blog do Cinecom pra te entreter. E não, rima não é meu forte.  Espero minha cartinha de Hogwarts há dez anos e ainda não desisti, a esperança é última que morre. Talvez você encontre um textinho meu meio dramático por aí, ainda sonho em escrever um romance e ficar rica. 

Marden Chaves é editor do Jornal Cinecom. Mineiro do interior, ama tanto o Cinema que, às vezes, não sabe porque cursa Jornalismo, mas sonha em poder conciliar os dois. Lê mais sobre a sétima arte do que sobre qualquer outra coisa e espera conhecer tanto o Cinema quanto os jornalistas e críticos culturais que admira. Ao escolher a foto, pensou em um dos seus atores favoritos num de seus melhores filmes: Al Pacino em Serpico (1973), dirigido por Sidney Lumet. Nunca viu? E o que você está esperando?




Meu nome é Ana Luísa, sou estudante do primeiro período de comunicação na UFV, e embarquei no projeto para falar da moda no cinema: figurinos, grandes nomes, impressões e tudo o que me faz pegar a pipoca e sair devorando tudo com os olhos! Daí a justificativa pra foto:  Audrey Tautou, que interpretou brilhantemente Gabriele Chanel, uma das estilistas mais importantes da história.



João Dalla é um dos responsáveis pela produção audiovisual do CineCom. Estudante de Jornalismo, gasta o (pouco) tempo livre que tem assistindo a filmes. Entre seus gêneros preferidos estão o terror e o musical, mas não descarta os demais. Seu gosto cinematográfico pode parecer contraditório, assim como sua personalidade. Seu avatar é do Max de Onde Vivem os Monstros, pois toda vez que assiste a um filme se deixa levar para um universo desconhecido.


Paula Fernandes é estudante de Jornalismo na UFV, mas poderia ser A mulher do Tenente Francês, O retrato de uma coragem ou A Dama de Ferro. Mas é Simplesmente Complicado, porque disseram que Ela é o Diabo e que Sob o Domínio do Mal fez A escolha de Sofia. Assim, chegou a pensar que A Morte lhe cai bem, soltando Um grito no Escuro. "Mamma Mia!", se até O Diabo veste Prada ela é capaz de tudo. E mesmo com tantas confusões internas e combates externos ainda encontra tempo para eternizar os momentos do CineCom em fotografias e relembrar o que aconteceu na última sessão, na cobertura do Jornal CineCom.




Estudante de Jornalismo da UFV, Diego Rodrigues é colunista deste blog e também coopera na produção audiovisual. Assim como Bergman e Lars Von Trier adere à sabedoria hobbesiana de que o ser humano é mau por si só. Ao lado, Michael Elphick em cena do filme The Element Of Crime (1984) de Lars.





Anna Gabriela Motta, ou só Anna. Estudo Jornalismo na UFV desde 2011. Gosto de drama, uma comédia sutil, filmes históricos e sou apaixonada pelo cinema nacional. A foto foi escolhida por alguns motivos. O filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças (2004) se tornou um dos meus filmes favoritos, e a personagem Clementine, interpretada por Kate Winslet, é sensacional. Outro motivo é que eu amo essa cara e faço sempre (mesmo que mentalmente)!