É Mazzaropi!



0 comentários
O cinema nacional já apresentou diversos atores que se sobressaíram e fizeram sucesso pelo país inteiro. Uma das joias raras que iluminam nossa cultura é o ator e cineasta Amácio Mazzaropi. 

Filho de um imigrante italiano com uma portuguesa, Mazzaropi foi para Taubaté com apenas dois anos de idade e por lá cresceu. 
Quando esteve na escola tinha facilidade em decorar textos e principalmente adorava declamar poesias. Uma paixão que ia crescendo com o tempo ao ponto de fazer o garoto de quinze anos de idade ir seguir aquilo que  queria.


Foi a São Paulo com malas cheias de roupas e o coração apertado por tamanha vontade que era o seu sonho: entrar na caravana Circo La Paz. Conseguiu o que queria, porém a vida não era fácil. Voltou a Taubaté e por lá trabalhou como tecelão. Todavia, a alma de artista ressurge aos poucos quando ele começa a encenar em uma escola da cidade.
Os pais não concordavam com a carreira do filho, mas aceitaram quando ele pediu para continuar a interpretar e seguir uma turnê com sua companhia de teatro. Peças foram contempladas no Vale do Paraíba e com o sucesso Mazzaropi foi convidado a apresentar um programa ao vivo aos domingos na Rádio Tupi, chamado de Rancho Alegre.

Quando começou a fazer filmes despertou então uma paixão ainda maior que ele já tinha pela arte dos palcos, motivado pelo cinema, o intérprete de caipira mais famoso do Brasil vendeu a própria casa e criou uma produtora - PAM Filmes (Produtora Amácio Mazzaropi). Logo de estreia, lançou o filme Chofer de Praça e suas películas são distribuídas por todo país.

A produtora teve grandes avanços ao longo dos anos, o grande público adorava assistir aos seus filmes. Contando todos os que produziu, dirigiu e atuou, são 33. Porém, seu último - Maria Tomba Homem - nunca foi terminado, devido a Mazzaropi adoecer gravemente antes das filmagens. Dias depois de internato, o grande artista falecera de câncer na medula óssea.

Certo dizer que, na época, os críticos brasileiros não demonstraram interesse pelos seus filmes, mas na década de 1990, a cultura brasileira percebeu sua importância para a história cinematográfica do país.

E é ele que é a estrela da segunda exibição do CineCom no dia 24 de junho às sete da noite no gramado da UFV com o filme O Corintiano, uma comédia de grande sucesso! 

Quer saber mais sobre o grande Amácio Mazzaropi? Entre no site do Museu Mazzaropi, clicando aqui. Lá você encontra áudios, notícias, toda sua história e muito mais. 



0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post