Figurino de Ballet



0 comentários


Assisti o filme Cisne Negro (2010) mais ou menos quando ele foi lançado. Na época, eu, que ainda nem estudava muito sobre moda, já achei o figurino um sonho!


Bom, pra começar: a trama é um thriller psicológico, que explora Nina (Natalie Portman) na criação das personagens Odile e Odette, do Lago dos Cisnes, para uma apresentação de ballet. Essa preparação parece exigir demais de Nina, já que as personagens são completamente opostas uma da outra. Pra piorar, seu diretor, sua rival na companhia de balé e sua mãe ficam pressionando-a, cada um de seu jeito. É pra deixar qualquer espectador numa agonia sem fim.

O interessante é que as roupas, ao longo do filme, contrapõem isso. Por se tratar de bailarinas, as roupas casuais são extremamente delicadas, em cores suaves. São muitas leggings, polainas, blusas levinhas, cardigãs, sapatilhas...



No espetáculo, porém, a antítese das personagens principais fica evidente pela roupa e pela maquiagem: para Odette, o cisne branco, Nina usa um vestido branco, encrustado em penas e pedras, e a maquiagem segue o mesmo esquema.



Já em Odila, o cisne negro, a mudança é notável. É fascinante como maquiagem e vestido se combinam para dar o tom pesado, denso e obscuro que é necessário e ao mesmo tempo obedece à leveza que um espetáculo de ballet necessita.



Para desenhar as peças principais, Laura e Kate Mulleavy, estilistas da Rodarte, foram convocadas por Amy Westcoot. Confira abaixo alguns dos croquis e um vídeo explicando como foi o processo de criação (não achei legendado, mas se você entender um pouquinho de inglês, dá pra acompanhar numa boa)!


Concluindo: o interessante foi que o figurino desse filme transpôs a barreira dos projetores e influenciou as passarelas! Grifes internacionais como Diane von Furstenberg e nacionais como a Maria Bonita Extra também entraram no mood do ballet, olha só!



0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post