Assisti o filme Cisne Negro (2010) mais ou menos quando ele foi lançado. Na época, eu, que ainda nem estudava muito sobre moda, já
achei o figurino um sonho!
Bom, pra começar: a trama é um thriller psicológico, que
explora Nina (Natalie Portman) na criação das personagens Odile e Odette, do
Lago dos Cisnes, para uma apresentação de ballet. Essa preparação parece exigir
demais de Nina, já que as personagens são completamente opostas uma da outra.
Pra piorar, seu diretor, sua rival na companhia de balé e sua mãe ficam
pressionando-a, cada um de seu jeito. É pra deixar qualquer espectador numa
agonia sem fim.
O interessante é que as roupas, ao longo do filme,
contrapõem isso. Por se tratar de bailarinas, as roupas casuais são
extremamente delicadas, em cores suaves. São muitas leggings, polainas, blusas
levinhas, cardigãs, sapatilhas...
No espetáculo, porém, a antítese das personagens
principais fica evidente pela roupa e pela maquiagem: para Odette, o cisne
branco, Nina usa um vestido branco, encrustado em penas e pedras, e a maquiagem
segue o mesmo esquema.
Já em Odila, o cisne negro, a mudança é notável. É
fascinante como maquiagem e vestido se combinam para dar o tom pesado, denso e
obscuro que é necessário e ao mesmo tempo obedece à leveza que um espetáculo de
ballet necessita.
Para desenhar as peças principais, Laura e Kate Mulleavy,
estilistas da Rodarte, foram convocadas por Amy Westcoot. Confira abaixo alguns
dos croquis e um vídeo explicando como foi o processo de criação (não achei
legendado, mas se você entender um pouquinho de inglês, dá pra acompanhar numa
boa)!
Concluindo: o interessante foi que o figurino desse filme
transpôs a barreira dos projetores e influenciou as passarelas! Grifes
internacionais como Diane von Furstenberg e nacionais como a Maria Bonita Extra
também entraram no mood do ballet, olha só!
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