
Por Lucas Humberto
Bem vindos a um Top 5 diferente... um Top 5 sinistro e sombrio, pois falaremos de filmes que tratam de um assunto muito abordado no cinema, mas que ninguém gosta realmente de discutir (ou gosta): O capiroto! O pé sujo! Sim, ele mesmo, o Demônio/Diabo e suas manifestações no filmes! Mas não se preocupem, a maioria dos filmes são de suspense, sem banhos de sangue e outras coisas mais cruéis que pensamos ao pensar em filmes deste assunto.
Sentem-se, liguem a luz, e leiam o post com nossos indicações de filmes aonde tal figura, ou outros seres como ele são abordados!
Sentem-se, liguem a luz, e leiam o post com nossos indicações de filmes aonde tal figura, ou outros seres como ele são abordados!
Ouça enquanto lê:
(musica do jogo Silent Hill que também é utilizada no filme. Ela é bem sinistra e combina com o post!)
5º Lugar
O exorcismo de Emily Rose (The exorcism of Emily Rose, 2005, USA)
Devo admitir: Eu não gosto de filmes de terror/horror. Eu acho quase insano pagar para ir no cinema passar aperto. Sabe essa sensação gostosa de segurança depois de ver um filme de terror, porque tudo aquilo não passa de ficção, etc? Eu simplesmente não consigo ter isso! Eu até hoje não sei como um amigo meu me convenceu a assistir a esse filme, mas assisti, e até que gostei apesar dos sustos!
A história é a de um dos mais famosos (se não o mais) casos de possessão da história, o da jovem Emily Rose. No filme, estamos diante do julgamento do Padre Moore, que aconselhou a jovem a parar de tomar os remédios para suas supostas doenças psíquicas, pois estariam impedindo a jovem de lutar contra seus demônios internos. As cenas do julgamento são intercaladas com as dos dias de Emily, enquanto era possuída e levada a loucura pelos supostos demônios.
Bem, o filme me marcou por ter sido um dos primeiros de "terror" que assisti mesmo (pessoa covarde é outra coisa né?) e por uma das frases mais fortes que um filme pode ter, o tal de "Baseado em Fatos Reais". Poxa, só isso fez eu ter problemas para dormir naquela noite!
No filme, não é lidado diretamente com o demônio mas sim com várias facetas dele, ou vários demônios como mostra o filme, cada um com seus desejos e personalidades, que se refletem nas expressões e ações de Emily. É sinistro, e os delírios da garota com os efeitos especiais deixam tudo ainda mais intenso!
Atuações em filmes de terror sempre são maiores... principalmente para gritar!
4º Lugar
O Rito ( The Rite, 2011, USA)
O 4º filme de nossa lista também é inspirado por fatos reais, e traz um de meus atores favoritos: Sir Anthony Hopkins, o eterno Dr. Lecter.
A história é de um estudante que quer desistir do seminário após sua conclusão, mas acaba tendo que ir participar de uma especie de curso sobre exorcismo ministrado em Roma, para poder desistir sem ter de pagar uma multa exorbitante. Na cidade, ele acaba conhecendo um amigo do professor, o Padre Lucas, que pratica exorcismos a muitos anos.
O filme continua com o padre mostrando ao estudante sua luta contra um demônio que está possuindo uma garota de 16 anos gravida. No fim porém o estudante é confrontado com sua própria falta de fé quando certos eventos acontecem.
O filme é de um tom mais sério e de maior suspense do que a maioria dos filmes do gênero o que me chamou mais atenção. Outro fator excelente é a atuação de Hopkins, principalmente nos momentos finais do filme. A personalidade, as expressões, e o jeito de agir de Padre Lucas são de arrepiar, principalmente depois de um certo visitante...
3º Lugar
Constantine (Constantine, 2005, USA)
Constantine... tenho amor e ódio a esse filme. Ódio por terem transformado o inglês mais marrento das histórias em quadrinhos em um americano de Los Angeles, e amo por isso ter dado certo!
No filme, Constantine ajuda uma policial a investigar o suicídio de sua irmã, que apresenta mistérios. Constantine é um ocultista e exorcista que já foi até mesmo ao inferno, e possui contatos até mesmo com anjos.
O filme se desenrola com ação e ocultismo, enquanto descobrem que nem mesmo os anjos são inocentes assim.
O que destaca neste filme para ele estar aqui é a atuação de Peter Stormare como Lucifer. Meu Deus, acho que é um dos demônios mais sacanas já feitos no cinema! Quando surge para buscar a alma de Constantine chega sorrindo, andando com seus pés que espalham uma lama negra (um ótimo detalhe para caracterização do personagem, afinal, um dos apelidos de Lúcifer é Pé Sujo não?), e com um sorriso de quem adora o trabalho que faz. Nota 10 para a atuação.
O sorriso de satisfação que é assustador!
2º Lugar
A Profecia( The Omen, 1976, USA)
Irei abordar apenas o primeiro da trilogia original, de 1976. O filme conta a história de Robert Thorn, o embaixador americano no Reino Unido. Em passagem por Roma, sua esposa entra em trabalho de parto, mas infelizmente perde o bebê. Mas um padre que está no hospital convence Robert a adotar um bebe que nasceu no mesmo dia, cuja mãe morreu no parto. Assim, a mulher não ficaria triste, pois não fica sabendo que o filho morreu. Robert reluta um pouco, mas resolve fazer isso para o bem de sua esposa. O que Robert não sabia porém era que aquele menino não era uma criança comum... e sim o anticristo!
Se passam 5 anos até que um padre que sabe a verdade sobre a criança alerta Robert sobre seu filho, mas sem conseguir convencer o diplomata da verdade. Robert só começa a acreditar na história após uma série de mortes bizarras envolvendo as pessoas ligadas de alguma forma a Damien, o filho do diplomata, como sua primeira babá, o padre que o avisou e até mesmo sua esposa, todos de forma bizarra e inexplicável. Robert então começa a correr atrás de um modo de método de lidar com isso, mesmo estando horrorizado por ter que matar o próprio filho.
Esse filme é um dos mais clássicos filmes de suspense/horror, e a história é muito envolvente! Além de ser bom, outra coisa que assusta em relação a este filme foram as estranhas coincidências que aconteceram com aqueles envolvidos em sua produção, que fez algumas pessoas falarem que o filme é "amaldiçoado": Vôos que um dos atores do filme e um dos produtores executivos estavam foram atingidos por raios enquanto voavam dos EUA para a Inglaterra, e um outro produtor quase foi atingido por um raio quando estava em Roma... Um restaurante aonde os produtores executivos iriam almoçar foi bombardeado pelo IRA... Um avião que o estúdio contratou para filmar algumas cenas aéreas foi trocado de ultima hora pela linha aérea. Os clientes que pegaram o avião original acabaram todos mortos após um acidente durante a decolagem... Um tempo depois do filme um tratador de zoológico que auxiliou o estúdio com os animais no filme foi atacado e devorado por leões... Menos de um ano depois de fazer os efeitos especiais das mortes no filme, o artista John Richardson sofreu um acidente de carro na Noruega, aonde sua esposa acabou morta e decapitada, de modo semelhante a uma das mortes que acontecem no filme. Dizem ainda que depois de sair dos escombros do carro ele viu uma placa que mostrava que ele estava próximo a cidade de Ommen... Além de outras coincidências assustadoras!
Tudo isso faz A profecia ocupar o segundo lugar de nosso Top 5!
É ou não é a cara do mal?!
1º Lugar
O Advogado do Diabo( The Devil's Advocate, 1997, USA)
Advogado do Diabo... Eis um filme que talvez não precise de introdução, o nosso número 1!!!
O filme nos conta a história de Kevin Lomax, um advogado de uma pequena cidade, que é contratado por John Milton, o dono da maior firma de advocacia de Nova York. O salario e as mordomias são ótimas, e o mais negativo que acontece é ele ter a desaprovação de sua mãe ao partir para o novo emprego.
Tudo fica bem, até que a esposa de Kevin começa a ter visões demoníacas... mas tudo isso é ignorado por Kevin, concentrado em seu serviço. Mais interessante ainda é o fato que seu chefe parece sempre saber contornar todas as situações possíveis, sempre se mantendo animado e com o ponto de vista correto... Até que descobrimos (caso a pessoa não tenha notado até agora... Poxa, é o titulo do filme!!!) que na verdade o chefe dele é o diabo!!! O filme segue então com as decisões de Kevin após essa descoberta.
Uma interpretação ótima de Al Pacino, John Milton é para mim a melhor representação do diabo no cinema. Carismatico, bom com as palavras, sorridente. Ele interpreta não um diabo com chifres e tridente vermelho, mas sim um diabo influente, que controla e manipula sutilmente todos com suas palavras. Fora que os argumentos dos discursos dele são realmente fortes! Nunca me esqueço do principal dialogo do filme, quando Kevin contesta John sobre Deus:
Com tudo isso e uma ótima história este filme ocupa merecidamente o primeiro lugar da lista!
Espero que tenham gostado deste TOP 5 de terror/suspense. Até a próxima pessoal!
0 comentários:
Postar um comentário