A magia da vida real transposta para a tela do cinema



0 comentários

Oy!
Hoje estou cedendo o espaço da minha coluna para vocês poderem conferir o belo texto da minha amiga Ana Luisa Moreira!!

A magia da vida real transposta para a tela do cinema


Por Ana Luisa Moreira


A frase “este filme foi baseado em uma história real” separa, por uma linha tênue, nossa curiosidade e o imaginário ficcional das telas do cinema. Filmes desse gênero trazem inspiração para nossas vidas, e tem como objetivo contar os fatos que deixaram de alguma forma, sua marca no mundo. As histórias reais retratadas pelo cinema proporcionam a sensação de que podemos concretizar nossas utopias e que, para isso, só basta acreditarmos em nós mesmos.



Esse tipo de trama pode ser inspirada em uma história real ou contar como de fato ela ocorreu. O fascínio por um caso real comprova que toda história, verídica ou ficcional, tem seu encanto sobre os espectadores. Na linha do tempo do cinema, o longa-metragem Titanic (1997) - um filme sobre uma tragédia real de um navio que afundou em meio ao gélido oceano pacífico - é um dos maiores sucessos de bilheteria e vencedor de 11 Oscars.


Outros filmes que podemos citar por comoverem o público com seus casos reais são: À Procura da Felicidade (2006)Um Sonho de Liberdade (1994)Erin Brokovich - Uma Mulher de Talento (2000), Na Natureza Selvagem (2007), e o próximo filme que será exibido pelo CineCom: Narradores de Javé (2003) no qual acompanharemos o drama que os cidadãos da pequena cidade de Javé enfrentam com a possibilidade de perderem a sua cidade - situação que une os moradores em torno de um ideal: o amor pela terra onde vivem.


Por isso, não percam a próxima sessão do CineCom que será no próximo domingo (14/04) na praça central de São José do Triunfo!

That's All Folks, vejo vocês na sessão!



0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post