Dica de série: Buffy



0 comentários
João Dalla

Todo mundo tem aquela série que marca sua vida. Aquela em que você se identifica com a história das personagens e que te faz querer ingressar naquele universo fictício criado pelo roteirista. Buffy, A Caça Vampiros foi essa série pra mim. Lembro de tê-la assistido pela primeira vez por volta dos 12 anos e de ter me apaixonado logo no primeiro episódio. Mas não se preocupem, não vou expressar aqui opiniões e pensamentos de 8 anos atrás. Recentemente revi a série e meu amor por ela só aumentou.

Criada por Joss Whedon, Buffy começou a ser exibida na televisão em 1997. A produção, que é a continuação do filme de 1992, sofreu algumas mudanças em sua adaptação e rendeu sete temporadas, chegando ao fim em 2003. Após quatro anos de seu término, a série ganhou continuação em HQ. Confira os motivos para assistir a série logo depois do pulo.


O(S) GÊNERO(S)

Buffy, A Caça Vampiros conta a história de uma jovem que foi escolhida pelo destino para enfrentar as forças do mal que habitam Sunnydale junto com sua sentinela e seus amigos. A princípio, tanto o enredo quanto seu título parecem meio ridículos, eu sei, mas a série vai muito além de uma história adolescente repleta de monstros. Joss Whedon transformou um gênero que normalmente é desacreditado em algo profundo e complexo.

Se bem que... em meio a tantas reviravoltas é extremamente difícil definir a série em um único gênero. Há momentos em que você chora de tanto rir. Outros em que você apenas chora. Há também aqueles em que você fica apreensivo com as cenas de luta e outros em que é o suspense que lhe causa tensão. Essa mistura de sensações prende e envolve o telespectador de tal maneira que gera uma aproximação entre o público e as personagens.

Você e seus amigos dançando a música de abertura

A ATMOSFERA

Parece que tudo em Buffy se encaixa e funciona em perfeita sincronia. A escolha de uma trilha sonora pouco conhecida do público - marcada pela presença do pop, rock e indie –, além de fornecer uma identidade própria para a série, permite a criação de uma atmosfera pesada e densa. Esse fator somado a fotografia escura e carregada são os principais responsáveis pela construção do clima sombrio que envolve a trama. Mas... ao mesmo tempo, tudo é muito cômico. Principalmente quando observada a maquiagem bastante caricata dos monstros, que em momento algum chegam a assustar. Com isso, Whedon quis mostrar essas criaturas como algo para se enfrentar e não para se temer.


O ROTEIRO

Muito bem elaborado, o roteiro é um dos destaques da série. É nítido que os escritores deixaram a imaginação fluir e não tiveram medo de arriscar. Nada previsível, ele consegue surpreender o espectador a cada novo capítulo. É comum no decorrer da série o público se deparar com episódios nada comuns, em que ao longo de quase quarenta minutos não há sequer um único diálogo, ou em que as personagens - ao melhor estilo Broadway - começam a cantar e dançar. Em um dos episódios, inclusive, é colocado em dúvida tudo que acompanhamos até então, chegamos a questionar a existência de nossa heroína e pensar que tudo aquilo não passa de uma alucinação da mocinha (essa dúvida, aliás, permanece comigo até hoje).

Não dá pra imaginar um mundo sem Buffy gente, afinal
quem mais teria essa desenvoltura com uma estaca?

INFLUÊNCIA

Buffy, A Caça Vampiros foi uma série que marcou uma geração e que continua influenciando outras. Apesar de ter contribuído para o início dessas produções que envolvem a adolescência e o universo dos vampiros (vide saga Crepúsculo), é bom deixar claro que você não verá Angel ou Spike cintilando purpurina à luz do Sol. Aqui, os vampiros se mantêm como criaturas da noite e com as características que os consagraram ao longo dos anos.  A série também influenciou na criação de boas produções, como o seriado canadense Lost Girl.

São por esses motivos - e por inúmeros outros que você só vai descobrir se ver - que você deveria assistir Buffy. Até hoje, a série carrega uma legião de fãs que na era pós-Buffy procuram suprir o vazio deixado acompanhando os atores nos seus atuais projetos.

Eu indico para todo o tipo de público, mas como a série aborda essa transição entre adolescência e fase adulta e o ganho de maturidade e de responsabilidades, acredito que o público jovem será o que mais irá se identificar. E ai? Ta esperando o que? Junta os amigos e bora assistir a série.

Buffy já trouxe a pipoca...

0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post