Anime-se! - A Origem



0 comentários

Por Lucas Humberto

Olá a todos! Estreia hoje para a animação de todos a mais nova coluna do Blog Cine Com: Anime-se! A coluna que irá tratar sobre o mundo das animações, sejam no cinema, na tv, na internet, no Japão, no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos... Em qualquer lugar que se lancem um desenho ou serie que utilize técnicas de animação! 


Er... Enfim! Estarei com vocês na Quartas-feiras, variando com a coluna de moda. Espero que gostem, e que fiquem mais animados com essas indicações e informações sobre animações! Hoje iremos falar um pouco sobre o surgimento deste maravilhoso mundo, no cinema e na televisão. 




Origens não tão secretas assim: Alguns marcos legais de se citar!

O primeiro filme longa metragem de animação foi o filme El Apóstol, do argentino Quitino Cristiani, em 1917. A história, apresentava uma sátira aonde o então presidente argentino Hipólito Yrigoyen subia aos céus para tomar de Júpiter, o deus supremo romano, seus raios, para limpar Buenos Aires de toda a corrupção e imoralidade, resultando em uma cidade queimada. O filme infelizmente teve sua única copia conhecida destruída em um incêndio.



O próximo que merece destaque é o Steamboat Willie, de Walt Disney... lembro que vi esse curta apenas quando o conheci a partir de Kingdom Hearts 2, um jogo de Playstation 2, que mistura Disney e outras franquias de jogo...

Bem, na história, um pouco confusa, Mickey é um ajudante de navio que sonha em ser capitão, posto de Bafo-de-onça. Com pouco mais de 8 minutos, o curta foi a primeira animação a possuir som, sendo que a orquestra que compõe a trilha foi regida pelo próprio Walt Disney, assim como as dublagens. 

Atualmente, é possível assistir o filme completo no Youtube:


Mesmo sendo um pouco... exótico, vale a pena conferir o desenho que lançou a carreira de Mickey ao estrelato!


Nosso próximo marco é a primeira obra colorida do cinema, o curta Flowers and Trees, de 1932, também obra de Disney. 

O Filme foi o primeiro a utilizar completamente as técnicas de colorização Technicolor de três faixas de cores, trazendo assim mais vida a este universo até então limitado ao preto e branco. 

Na história, a primavera está chegando, e todas as plantas e seres da natureza estão cantando e pulando. Acontece até mesmo um flerte entre uma árvore masculina e uma feminina! Mas nem tudo são flores neste campo... principalmente quando uma árvore retorcida e maldosa quer conquistar a fêmea para si!

Com uma história bem simples, mas com cores e sons bonitos, Flowers and Trees foi o primeiro filme curta de animação a ganhar um Oscar, estreando a categoria.



Por fim, não poderia deixar de citar o filme que é a capa dessa coluna, o filme que marcou o incio da animação digital nos cinemas, o maravilhoso Toy Story, de 1995!

O filme foi o primeiro a ser produzido completamente em animação digital, e trazia a história dos brinquedos de um garoto chamado Andy, que nos mostra o que realmente acontece com nossos brinquedos quando não estamos com eles. (Eu passei muito tempo tentando pegar os meus de surpresa, para ver se mexiam...)

Com criticas favoráveis e sendo sucesso de público, o filme foi o mais rentável de 1995, arrecadando mais de 358 milhões de dólares ao redor do mundo, o que gerou além de merchandising com brinquedos e jogos, duas continuações em filme (uma de 1999 e outra de 2010). Esse sucesso mostrou também que a formula de filmes de animação digital era correta, e que podia gerar grandes lucros para aqueles que a utilizassem. 

Os dias de hoje e o futuro

Hoje em dia, cada vez mais estúdios lançam obras animadas tanto para o cinema quanto para TV. Estúdios grandes como Disney, Pixar e Dreamworks Animation sempre lutam para lançarem novos clássicos, enquanto vários estudios menores lançam centenas de histórias igualmente maravilhosas, que estão apenas esperando para serem assistidas.

Bem, por enquanto é só pessoal! Até daqui a duas semanas!

E como diria Buzz Lightyear...  Para o infinito e além!



















0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post