No Backstage



0 comentários



Por Ana Mayrink

Particularmente acho bem legal quando a relação entre moda e cinema ultrapassa o óbvio do figurino, sabe? É interessante quando as telonas são utilizadas pra falar sobre os bastidores do que acontece no mundo fashion! O filme Coco, Antes de Chanel (2009) me agradou. E, por incrível que pareça, não foi só por causa das roupas ora simples e delicadas ora elaboradas e cheias de personalidade ou da linda da Audrey Tautou que interpreta Gabriele Chanel.


Estamos acostumados a ver apenas o glamour da coisa, sabe? Vestidos impecáveis, costuras perfeitas em desfiles que tem repercussão internacional. Contudo, esse filme mostra o que aconteceu na infância/adolescência de uma das maiores revolucionárias do guarda-roupa feminino. Não espere, porém, grandes emoções. A obra realmente só faz referência ao ‘antes’ de Chanel, omitindo todas as polêmicas e fazendo jus ao jeito francês de fazer cinema.

Deixada pelo pai com a irmã em um orfanato na infância, Gabriele e Adriene crescem e se veem sem renda, até que, na busca pela sobrevivência, começam a costurar durante o dia e cantar em um cabaré durante a noite...


E é daí que se desenvolvem a habilidade e algumas oportunidades da fundadora da Maison (grife), que começa a se relacionar com Boy Capel (financiador da sua primeira linha de chapéus -  foram produzidos cerca de 800 para as filmagens). O resto, nós já sabemos: ela se aventurou a fazer roupas e o resultado foi um sucesso absoluto.



É legal também que todo o figurino do filme (feito por Catherine Leterrier) mostra as roupas da época e a forma como a estilista subverteu uma série de padrões. Tudo isso para trazer roupas novas e mais confortáveis para mulheres, abolindo o corset (espartilho), que fazia parte do pensamento vanguardista que deixava muita gente boquiaberta.


Mostrando o que aconteceu antes do estouro, a figurinista consegue fazer aparecer em roupas de outras personagens e da própria Coco elementos que a inspirariam em suas coleções: peças masculinas, cartela de cores clássica (preto, branco, cinza e cáqui), laços entre outras coisas.

0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post