Copie Conforme



2 comentários

Olá!
Primeiramente, gostaria de me apresentar: Sou Lucas Kato, estudante de Comunicação Social.
Sou um novo autor do CineCom e a partir de hoje, estarei todas as sextas-feiras trazendo para vocês resenhas de filmes, críticas e minhas opiniões sobre este fantástico mundo do cinema.

Começarei hoje com um dos melhores filmes que assisti nos últimos dias.
Espero que gostem da leitura e se interessem pelo filme, realmente vale a pena.
Abraços.

COPIE CONFORME: A vida imita a arte ou a arte imita a vida?


Copie Conforme/Certified Copy
Tradução: Cópia Fiel
Ano: 2010
Direção: Abbas Kiarostami
Roteiro: Abbas Kiarostami
Origem: França

É sobre o que?

Dirigido pelo diretor iraniano Abbas Kiarostami, o filme é ambientado na belíssima região de Toscana na Itália, onde o escritor inglês James Miller (William Shimell) está para fazer uma conferência sobre seu novo livro intitulado Cópia Fiel.

Em Toscana ele conhece a belíssima francesa Elle (Juliette Binoche), dona de uma loja de antiguidades, com quem passa o dia todo visitando os pontos turísticos da região e desenvolvendo uma bela e instigamente aproximação entre os dois.

Parece-me que a raça humana é a única espécie que esqueceu que o grande sentido da vida, o significado da existência é se divertir, sentir prazer. E existem pessoas que acharam seu modo de fazer isso. Não devemos julgá-las, se são felizes e aproveitam a vida, deveríamos parabenizá-las.

Eu gostei de:

O filme é praticamente construído a partir de diálogos. Pode parecer maçante à primeira vista, mas os diálogos são tão incrivelmente bem arquitetados que é impossível não se involver com a história desde o começo.
Durante o passeio dos dois há uma mudança e uma inversão de papéis na história em que eles começam a brincar de que são um casal. Mas com o passar do tempo, toda essa bricandeira se torna tão convincente e a carga emocional dos personagens é tão intensa que chega até a causar um certo desconforto pois você não sabe mais o que é real e o que é inventado. É neste ponto que entra o dilema e a metáfora do filme: Afinal que é arte e o que é copia? O que é original? Depois de tantos simulacros, você passa a não saber mais se a vida imita a arte ou se a arte que imita a vida.

Destaque também para a interpretação e charme dos atores principais: William Shimell, que na verdade é um cantor de ópera, mas atua incrivelmente bem e para a linda e sempre brilhante, Juliette Binoche (de "A Insustentável Leveza do Ser" e a "Trilogia das Cores").

A fotografia e a direção do filme são excelentes assim como a trilha sonora que é composta pelos elementos presentes nas locações do filme, como o badalar dos sinos das igrejas, a banda local, os chafarizes, entre outros elementos que compõem uma trilha harmônica e natural, perfeita para o clima do filme.
Cópia Fiel também conta com uma divertida, porém quase despercebida, aparição de Jean-Claude Carrière (roteirista de "O Discreto Charme da Burguesia" e a "A Insustentável Leveza do Ser").

Se fôssemos um pouco mais tolerantes com os defeitos um do outro, seríamos menos sozinhos.




Eu não curti:

É difícil destacar algo que eu realmente não tenha gostado, talvez alguns momentos que senti que foram mal aproveitados. Também, há certas passagens da história em que a relação dos dois se torna tão desgastada, que desta mesma forma, se torna desgastante acompanhar aquela trama a partir daquele ponto pois você percebe que a roteiro não terá mais progresso. Mas nenhum desses fatores conseguiu apagar o encanto do filme como um todo.

Não acha que deveria haver moderação em tudo?
Isso seria o ideal, mas o ideal não existe. Seria realmente estúpido da nossa parte, nos sentirmos infelizes em nome de um ideal


Vale a pena? Vou gostar?

Sim, vale muito a pena e você vai gostar muito se for fã da Juliette Binoche assim como eu (essa mulher é igual vinho....), que está em sua melhor forma e em um dos seus melhores papéis. Se gosta de filmes bonitos, reflexivos e até mesmo existencialistas, porém construído de uma maneira despretensiosa e interessante.

Assim como você vai absorver muito mais do filme se for atento aos detalhes, pois esta, é uma obra feita para se prestar atenção, se envolver com a sensibilidade da história dos personagens e seus diálogos e sua mistura de emoções. Cada detalhe deste filme é metrado e pensado, nada está lá por acaso, todos os elementos presentes dão uma pista do que está por vir.....enfim, altamente recomendado.

Trailer:



2 comentários:

Hara at: 20 de agosto de 2012 às 11:03 disse...

Juliette Binoche é como vinho, definitivamente haha
Esse filme me interessou muito, apesar de não conhecer nada desse diretor.
Uma coisa que me chamou muito a atenção é a leveza que (parece) que os personagens passam.

Lucas Ka7o at: 21 de agosto de 2012 às 21:41 disse...

Essa mulher é incrível! Quanto mais o tempo passa, melhor ela fica....

Que bom que tenha se interessado porque realmente vale a pena!
E sim, os personagens possuem uma grande leveza, mas por outro lado (contradizendo) a carga emocional deles também é muito intensa.

Mas é um filme bem gostoso de se assistir.

Postar um comentário

newer post older post