Artista do Mês - Xavier Dolan



3 comentários
Oy!

Essa semana nós temos o nosso Artista do Mês e dessa vez é sobre uma das maiores promessas do cinema contemporâneo. É uma das pessoas que mais tenho inveja pois, com apenas 23 anos, ele já acumulou vários prêmios como diretor e produziu obras interessantíssimas com uma estética brilhante!

Enfim, apresento-lhes o ator e diretor Xavier Dolan.



Xavier Dolan nasceu dia 20 de março de 1989 em Montreal, Quebec. As vezes creditado como Xavier Dolan-Tadros por ser filho do ator e cantor canadense Manuel Tadros.

Começou sua carreira como ator aos 4 anos, estrelando em algumas filmes e comerciais, mas atraiu atenção internacional quando ganhou três prêmios do Festival de Cannes de 2009 pelo seu primeiro filme independente, no qual  dirige, roteiriza e protagoniza, intitulado Eu Matei Minha Mãe (2009), que foi aplaudido de pé por longos 8 minutos durante a premiação.

Um ano depois, dirigiu seu segundo longa  chamado Amores Imaginários (2010) que foi novamente premiado no Festival de Cannes de 2010, e ganhou o prêmio máximo no Festival de Cinema de Sydney.
O ator e diretor também trabalha em dublagens, atualmente interpretando a versão francesa do personagem Stan da animação South Park, além de já ter dado voz  aos personagens Ron Weasley de Harry Potter, Justin de High School Musical 3, e Jacob Black em Twilight, entre outros.

Vejo que hoje em dia bastante gente conhece o Dolan, eu o encontrei enquanto assistia o filme francês de suspense Martyrs (2008), no qual ele atua. E como eu sou muito rato de imdb, eu sempre fico vasculhando os atores dos meus filmes favoritos e acabei descobrindo, na época, que ele estava lançando Eu Matei Minha Mãe (2009) o qual esperei por quase um ano para sair a legenda em inglês para eu poder assisti-lo.

Particularmente, acho seus roteiros rasos e muito mal construídos, mas por outro lado, o que me encanta é sua estética. Todos os seus filmes possuem uma direção única, com enquadramentos e composições fantásticas, além das trilhas sonoras que sempre se encaixam bem. A sensação que eu tenho assistindo a suas obras é a mesma de estar contemplando um quadro em uma galeria.


Dolan afirma que sua carreira como diretor começou devido à sua vontade e necessidade de atuar, pois desde os seus 14 anos não havia surgido muitos papéis. A partir disso, ele escreveu Eu Matei Minha Mãe (2009), que por ser uma história praticamente autobiográfica, havia a necessidade de Xavier interpretar ele mesmo nas telas, mas se o roteiro fosse jogado nas mãos de outros diretores, haveria o risco de escalarem outro ator para protagonizar o longa.

Ele também diz que o processo de direção de uma obra é muito inspirador pois é como um "Império da Criação", onde estão todos trabalhando e dando o seu melhor em respeito de uma ideia, de uma visão.
Ano passado ele lançou o seu novo longa-metragem intitulado Laurence Anyways (2012), o qual ainda dedicarei um texto especial porque é uma excelente obra que aborda um assunto delicado e que mostra o amadurecimento de Dolan como diretor.



DICAS DE FILMES: 

E aqui vocês podem conferir uma divertida entrevista na qual ele conta uma pouco sobre sua carreira e sobre o sua nova produção!


That’s all folks! Vejo vocês na próxima semana!

3 comentários:

BLOG DA LAENE at: 15 de janeiro de 2013 às 19:18 disse...

kato, se tiver algum filme dele legendado, me empresta? Ab, Laene

Hara at: 16 de janeiro de 2013 às 10:15 disse...

HAHAHA Sério mesmo que ele faz a voz do Stan? Vou rir uns 17 anos e depois juro que vou procurar algum epi só pra escutar isso. haha
Não assisti Laurence Anyways ainda. ):

Ottávio Soier at: 20 de agosto de 2014 às 20:02 disse...

Curtam essa página, merci! https://www.facebook.com/xavierdolanbrasil

Postar um comentário

newer post older post